terça-feira, janeiro 27, 2009

NEMO. De 75 a 87 o Estúdio de Vangelis






Em 1975, depois de fazer sucesso na Paris do final dos anos 60, como tecladista da banda psicodélica de Demis Roussos (Afrodite's Child) Vangelis resolveu partir para carreira solo.
Fixou-se em Londres e comprou um estúdio numa cobertura de 500 m2 , perto do Hyde Park . Este estúdio que ele chamou de NEMO, viria a ser sua casa e foi nele que surgiram as trilhas de Carruagens de Fogo e Blade Runner, obras primas.
O lugar era fantástico. Milhares de equipamentos, sintethizadores Yamaha CS80, KORG, caixas de som , sofás, carpetes, manequins de mulheres fatais , cavalos dourados em tamanho real, brinquedos, bichos de pelúcia, móbiles de gaivotas, esculturas, estátuas de Euterpe (deusa da música), plantas e até telefones de neon.
Vangelis precisava de espaço para criar. Sua música, antes de ser música ou melodia é som. Sensações e cores de um mundo não material que ele desvenda descortinando um código que está através do som.Instintivo, Vangelis toca de ouvido. Nunca aprendeu música formalmente nem escrever, apesar de compor desde os 6 anos de idade.Vangelis é como uma ponte direta da imaginação, sem barreiras.
Reservado e avesso a badalações, ele mencionava depois do sucesso de Blade Runner:
"Vivo com medo constante de que tenha valores sociais demais, cuja criatividade não os contém.Os valores da criatividade são completamente diferentes dos valores sociais. Criar vem primeiro, depois a análise e depois a avaliação. Se colocar a avaliação primeiro, mata-se a criação. A criação é completamente imprevisivel e livre ,..."
Para matar as saudades, é só digitar vangelis no You tube.