sexta-feira, novembro 03, 2006

Um pouco de Iconoclastia para começar

Assim como qualquer fundamento importante de civilização ocidental a Filosofia nasceu na Grécia Arcaica (776 a.C. -332 a.C.), período da invenção da Pólis, dos jogos olímpicos , da democracia e do século de ouro de Péricles.
Mas a Filosofia não nasceu no continente e muito menos em Atenas, e sim nas colônias gregas da Ásia Menor e do Sul da Itália. Longe, mas contaminada pelas rupturas econômicas e sociais do período que conduziu à crise da Aristocracia, o confronto com novas percepções teóricas encontrava-se mais propício de ocorrer afastado da Pólis, das guerras e do comércio, talvez num carpe diem onde formas de comunicação mais transparentes e menos exaltadas seriam mais fácéis de conjugar.
A transição do Mito para o Logos (Razão) cria a Filosofia. Seu agente transformador é o Argumento. A narrativa épica cheia de crenças e mítica , da qual a Odisséia e a Ilíada atribuídas a Homero são os maiores respresentantes, dá lugar a uma investigação racional instada à questionar os valores e interpretações comumente aceitos como Realidade.
Numa transposição grosseira mas válida e pára-didática, Logos, Razão e Argumento são todos um conceito uno: Raciocínio que conduz à indução ou dedução de algo, prova que serve para afirmar ou negar um fato, recurso para convencer alguém, para alterar-lhe a opinião ou comportamento.
Esta discussão epistemológica (crença x conhecimento) me parece bastante atual.
A indiferença pós-moderna, o politicamente correto, o escapismo consumista e o descolamento da realidade são feitos de crenças pré-estabelecidas, e é sobre estes temas que este blog pretende contra-argumentar.
Desejo-me e aos leitores, boa sorte.

4 Comments:

Blogger Paulo said...

só isso?? hehehehehehe

6:19 PM  
Blogger Cristina Caetano said...

Então é preciso começar logo. Estou curiosa!

João, obrigada pela visita.
abraço

8:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Boa introdução! Não se deixe abater por comentários dos concorrentes... rsrs... Aguardo os próximos posts, que, pelo que já deu pra perceber, têm bom potencial para discussões e grandes debates. Parabéns pelo texto e bem-vindo ao mundo dos blogs! Beijo :)

10:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

João, só vc mesmo!!!!

abraço de seu irmão

Fredão!

11:29 AM  

Postar um comentário

<< Home