quarta-feira, novembro 15, 2006

Valores culturais e Desenvolvimento humano


O Mapa Cultural do Mundo apresentado acima foi elaborado pelos pesquisadores Ronald Inglehart e Christian Welzel, diretores do World Values Survey, um instituto privado de pesquisa social, com base na Suécia.
O mapa divide o mundo a partir de 2 dimensões principais uma referente à sociedade e outra referente ao indivíduo. Os países estão agrupados nas principais correntes culturais mundiais a saber: Confucionismo, Ex- Comunistas, Europa Católica, Europa Protestante, Países Anglo Saxões, América Latina, Africa e Sul-Sudoeste Asiático.
A Primeira Dimensão diz respeito à polaridade de valores seculares /racionais versus valores tradicionalistas. Países com valores tradicionalistas possuem geralmente maior enfâse em questões como religiosidade, valores ligados à família e o orgulho patriótico. A obediência é ensinada como um modelo a seguir em contraposição à independência, assim como também o respeito à autoridade. Países com valores Seculares/Racionais possuem enfâse diametralmente oposta aos fatores apresentados.
A Segunda Dimensão contrapõe tendências ligadas à sobrevivência ou, uma vez resolvida esta questão, à expressão individual. Países com forte tendência à expressão individual estão mais identificados a questões como enfâse na liberdade, manifestações públicas e tolerância a minorias de raça, classe, gênero ou opção sexual. Estão também mais integrados a questões como autonomia pessoal e confiança entre pessoas. Países com valores individuais ainda ligados à sobrevivência pessoal e econômica possuem enfâse oposta aos valores apresentados.
No quadrante inferior esquerdo do mapa localizam-se países onde são maiores as restrições tanto individuais quanto coletivas nas dimensões materiais, intelectuais ou sociais. No quadrante superior direito do mapa a oportunidade e variedade da escolha é maior nestas dimensões.

A tese que o mapa pretende ilustrar é a de que o desenvolvimento humano depende da mudança de valores. Progredir de uma condição de restrição para a escolha individual liberta o consciente da questão materialista motivando-o ao desenvolvimento, à resolução de problemas e à realizaçào do potencial individual.
Mas a mudança de valores não é um processo fácil. Depende da mínima abundância de recursos. Materiais, intelectuais e de interação social. A criação de uma cultura de percepcão de confiança e tolerância que garanta liberdade individual e de expressão e representação política identifica o que a literatura especializada costuma definir como Democracia de fato.

Antes de atingir este estágio vive-se apenas num simulacro.

Fonte: World Values Survey

http://www.worldvaluessurvey.org/

1 Comments:

Blogger Unknown said...

i like the posts with pictures, like cat picture, duck picture, map picture, tree picture...

6:43 PM  

Postar um comentário

<< Home