segunda-feira, março 12, 2007

Marshall Rosenberg e a Comunicação Não Violenta


Marshall Rosenberg nasceu em Detroit em 1934. Em 1961 obteve seu PHD em psicologia clínica pela Universidade de Wisconsin - Madison.
No começo dos anos sessenta, em sintonia com o movimento dos direitos civis americano, Rosenberg começou a trabalhar como orientador educacional em escolas e universidades que abandonavam a segregação racial, processo este que não pôde ser chamado de transição pacífica. Durante este período tenso, porém frutífero, Rosenberg providenciava arbitragem e treinamento em técnicas comunicativas. Foi neste pano de fundo que desenvolveu um método comunicativo chamado Comunicação Não Violenta.
A Comunicação Não Violenta é um processo que permite que as pessoas se comuniquem de forma eficaz e com soliedaridade e compaixão. Ela foca em expressar claramente sentimentos, necessidades e pedidos , numa linguagem que evite diagnósticos e rótulos. A intenção é falar o que se sente de verdade, evitando o uso do medo, da culpa, da vergonha, da coerção ou da ameaça. O ideal é atingir necessidades mútuas.Sentimentos e necessidades ao invés de julgamentos ou críticas.
Um exemplo dado pelo própio Rosemberg: "Vamos supor que uma mãe vai falar com o filho adolescente que deixou a sala uma bagunça. Um jeito não-violento de se expressar poderia ser o seguinte: “Roberto, quando vejo bolas de meia sujas na sala, fico irritada porque preciso de mais ordem no espaço que usamos em comum. Você poderia colocar as meias no seu quarto ou na lavadora?” Veja bem, a mãe poderia reagir de diversas maneiras: bufar, punir o filho. Mas quando pratica a comunicação não-violenta ela deixa claro o que observa, como se sente, qual necessidade não está sendo atendida. Pode ter certeza de que a chance de ser compreendida é maior"
Cito Rosenberg novamente : "Entendi que a grande falha da comunicação está justamente em apontar problemas nos outros – em vez de olhar o que eles causam em nós. A comunicação começa quando expressamos nossos sentimentos. Não fazemos isso porque achamos que ficamos vulneráveis. Mas só assim criamos um relacionamento baseado na sinceridade. A partir do momento que as pessoas falam o que precisam, em vez de falarem o que está errado com os outros, o entendimento aumenta."
Atualmente, Rosenberg viaja para mediar conflitos e levar programas de paz a regiões assoladas por guerras, como Sérvia -Croácia e Ruanda, mas o interessante é notar que sua estratégia serve também para apaziguar os combates verbais do nosso dia-a-dia.
Segundo Marshall Rosenberg, é na maneira como falamos e ouvimos os outros que está a chave para o problema das desavenças e discórdias. Pra mim, e para muitos talvez, esse garoto dos suburbios de Detroit que se escondia quando havia brigas de gangues, merecia um Nobel da Paz.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá João...eu também acho que ele devia ganhar um Nobel da Paz...
Estou desenvolvendo meu trabalho de monografia nessa área - ou melhor vou desenvolver, pois por enquanto só existe o projeto pronto.
Assim, se vc tiver alguma sugestão e /ou indicação de bibliografia aceitarei com prazer...
Grande abraço!

2:42 PM  
Blogger * DIRCE AGUIAR * said...

Acabo de conhecer você através da citação em uma palestra, a curioidade foi grande que vim navegar e saber mais. Trabalho em uma Escola Aberta e fiquei maravilhada pela maneira simples com que falas, parece tudo muito fácil, mas os seres humanos estão perdendo o poder de se comunicar, não tem mais tempo, o mundo capitalista, o mundo das informções tecnológicas está tirando a sensibilidade, o contato com outros seres para interagirem.Realmente a falha de comunicação e sensibilidade está provocando a exclusão dos sujeitos.
Um abraço !
Dirce Aguiar

2:07 AM  
Blogger João Petrocelle said...

Olá Dirce. Gentil amabilidade seu comentário, agradeço.
A intenção do blog é essa mesmo, falar sobre tudo que faísca na alma humana, contrapondo-se a esta repetitiva e louca batalha deseperada por pão, por fama, por gozo, por poder e pelo vil metal...
Me fale um pouco mais sobre vc e sobre esta palestra que também me deixou curioso em: jpetrocelle@gmail.com
Um abraço.
João Petrocelle

9:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá João! Na verdade quando falo que acabo de conhecer você, estou me referindo a "Marshall Rosenberg e a Comunicação Não Violenta", pois na época, então professora da Rede Estadual, na Escola Augusto Ruschi e Escola Aberta Paulo Freire em Santa Maria-RS, escola esta, para meninos e meninas em situação de vulnerabilida, muito foi comentado sobre seu trabalho e suas obras. O que muito me chamou atenção e instigou a conhecer. Nesta época estava participando justamente de um curso de formação para educadores: “A ESCOLA E OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - A MISSÃO DOS EDUCADORES”.
Bem hoje não trabalho mais nestas escolas, não atuo mais como educadora, pois estou aposentada, mas atuei durante sete anos com educandos em situação de privação de liberdade e mais seis com educandos em situação de vulnerabilidade.
E o que mais me chocou durante todos estes anos, foi perceber o quanto o sistema governamental alimenta a situação doentia dos que atuam nestes estabelecimentos, pois trabalhamos com profissionais que perpetuam a violência nas escolas e até então vejo que os fatos demonstrados até o momento são banalizados, e vistos com normalidade perante a sociedade.
O que seria então a violência? Será que já não sei mais quais os valores que os meus colegas educadores e o próprio sistema estabelece em relação a indisciplina, limites, regras, violência...
Não basta capacitar é preciso ter consciência e comprometimento por parte dos educadores.
Convido você a conhecer o trabalho o qual realizei com os educandos da Escola Aberta Paulo Freire, trabalho este que após minha aposentadoria não é mais mais realizado. O que é lamentável. Visite está página na internet http://oficinadepapelreciclado.blogspot.com/
Um abraço!

2:52 AM  
Blogger Edivas said...

Saudações João... Se você ou qualquer pessoa que acesse essa página tiver interesse de participar de um Projeto sem fins lucrativos para apoiar a disseminação de uma cultura de paz na nossa sociedade, nível Brasil, pela voluntariamente, pela internet e presencialmente na sua localidade, sem necessidade de dedicação em tempo integral, pode gentileza entre em contato comigo através do e-mail: edivas.alves@gmail.com

Abraço a todos!

12:58 PM  

Postar um comentário

<< Home