terça-feira, março 13, 2007

J. S. Bach: BWV 1007

Diferentemente das sonatas para violino, nenhuma partitura original das suítes para violoncelo de 1720-21 foi encontrada assinada por Bach. Desta obra –prima para o cello, segue como prova autêntica, apenas um manuscrito copiado por Anna Magdalena Bach Wilken, segunda esposa, com quem Bach teve um casamento feliz e treze filhos. Anna Magdalena, era filha de organista e uma excelente soprano que Bach dirigiu algumas vezes no Coral de Cothen. É sabido que Anna Magdalena transcrevia partituras para Bach e é tida correta sua participação na escrita da Ária de Variações Goldberg BWV 988. Especulações recentes, que ainda não foram levadas à sério pela intelligentsia da música clássica, atribuem à ela a escrita das 6 suítes para Cello.
Para mim me conforta pensar que esta suíte gentil e sofisticada, que mais me parece descrever uma corte, uma sedução, ou ainda uma relação sexual, só pode ter sido mesmo escrita por uma mulher.

A versão anexa transcrita para o violão, é interpretada por Peo Kindgren. É a que me parece mais adequada para esta tarde, mas obviamente não se compara a original. Caso não a conheçam, recomendo.